Epagri vai qualificar produção agrícola nas unidades prisionais de SC

O convênio prevê apoio da pesquisa e da extensão da Epagri para desenvolvimento de tecnologias e orientação técnica na produção, industrialização e rotulagem de alimentos.

Por Redação 08/12/2019 - 21:10 hs
Foto: IMAGENS DA INTERNET
Epagri vai qualificar produção agrícola nas unidades prisionais de SC
Epagri vai qualificar produção agrícola nas unidades prisionais de SC

A Epagri e a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) vão firmar um termo de cooperação técnica para o compartilhamento de tecnologia, supervisão e orientação técnica, com objetivo de melhorar os índices de qualidade da produção agrícola nas unidades prisionais do estado.

A decisão foi tomada em reunião realizada na sede da Empresa, em Florianópolis, no dia 3 de dezembro. Representaram a Epagri a presidente Edilene Steinwandter, os diretores Humberto Bicca e Vagner Portes e os gerentes estaduais Carlos Edilson Orenha e Darlan Rodrigo Marchesi. A SAP foi representada pelo secretário Leandro Lima e outros membros da equipe.

O convênio prevê apoio da pesquisa e da extensão da Epagri para desenvolvimento de tecnologias e orientação técnica na produção, industrialização e rotulagem de alimentos. Os primeiros trabalhos serão desenvolvidos no Complexo Penitenciário de Chapecó, com o processamento de frutas para a produção de geleias, e na Penitenciária da região de Curitibanos, para a fabricação de suco de uva.

A Epagri já atende de forma informal algumas unidades penitenciárias do Estado. A partir da celebração do termo de cooperação técnica essa parceria será oficializada, com a perspectiva de se estender para todo o sistema. Um dos objetivos da Epagri é qualificar, além dos detentos, instrutores que vão atuar na multiplicação do conhecimento.

Além de contribuir para a reabilitação social e econômica dos internos, a geração de renda e a qualificação da mão de obra do apenado, a parceria com a Epagri faz chegar um produto de melhor qualidade para a sociedade catarinense. O Sistema prisional de Santa catarina é considerado modelo para o Brasil.