UnC lança selo do cinquentenário e anuncia a aprovação para oferta de doutorado

Doutoramento será em Desenvolvimento Regional, ofertado a partir de 2020.

Por Redação 07/12/2019 - 14:40 hs
Foto: Divulgação
UnC lança selo do cinquentenário e anuncia a aprovação para oferta de doutorado
Apresentação do Selo UnC 50 em Concórdia.

                A Universidade do Contestado realizou na última quinta-feira, 06, o lançamento do Selo UnC 50 Anos. A cerimônia ocorreu no município de Concórdia e contou com a presença de diversas lideranças, imprensa e comunidade acadêmica. Na oportunidade foi anunciada a aprovação da instituição para oferta de um curso de Doutorado.

                Em 2020 diversos eventos alusivos aos 50 anos da UnC serão realizados pelo estado. O Primeiro deles,  durante a última semana, foi para apresentar a marca comemorativa e o Selo Postal.

                Impresso pela casa da moeda, o selo é resultado de uma parceria com o Correios e poderá ser enviado para todos os recantos do Brasil.

                A reitora Solange Sprandel da Silva contou que a ideia em ter um selo comemorativo é para registar a grandeza da instituição que já formou mais de 35 mil profissionais que exercem suas atividades ao redor de todo o planeta, mas também, de homenagear os fundadores: “são mais de 12 mil especialistas colocados no mercado, e isso tem origem com aqueles que nos antecederam, que acreditaram no sonho do ensino superior no nosso interior, e que envolveram clubes de serviços, políticos da época (...) então, no momento em que nós lançamos o selo, nós queremos dizer que nós reconhecemos o trabalho de quem nos antecedeu, essas pessoas foram fundamentais”, enalteceu.

                Os 50 anos da instituição tem sua vinculação ao campus Canoinhas, que em dezembro de 1970, no dia 07, criou a sua faculdade, a FUNPLOC, que mais tarde, atendendo um processo de desenvolvimento, uniu-se às fundações semelhantes da região do Contestado Catarinense e juntas formaram a UnC.

DOUTORADO

                Durante seu discurso no evento a reitora da UnC também comemorou a aprovação do Programa de Doutorado em Desenvolvimento Regional que foi aprovado pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Sem dar maiores detalhes sobre o programa, parabenizou a atuação do Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão da UnC, Dr Gabriel Bonetto Bampi, que se envolveu diretamente com a questão, bem como o Dr Alexandre Assis Tomporoski, coordenador do Programa de Mestrado que dá origem ao doutorado.

A expectativa é que o primeiro edital para o ingresso dos 6 primeiros doutorandos da UnC, seja lançado no primeiro semestre de 2020.