Novo Bafômetro já está nas operações da PM em Canoinhas

Equipamento mostra se o motorista ingeriu bebida alcoólica sem a necessidade de utilização dos tradicionais bocais.

Por Redação 14/10/2019 - 20:40 hs
Foto: Divulgação
Novo Bafômetro já está nas operações da PM em Canoinhas
Registro de uma barreira montada pela PM no final de semana.

A partir deste sábado, 12, o 3ª Batalhão de Polícia Militar passou a utilizar um novo tipo de "bafômetro": o etilômetro passivo.

A utilização deste novo aparelho tem por objetivo trabalhar a sensibilização dos condutores quanto aos seus papéis na construção de um trânsito mais seguro.

O equipamento, adquirido através do Convênio da Polícia Militar e Prefeitura Municipal de Canoinhas e Polícia Civil, é capaz de mostrar se o motorista ingeriu bebida alcoólica sem a necessidade de utilização dos tradicionais bocais, utilizados nos etilômetros convencionais, proporcionando assim maior agilidade nas operações e economia de recursos públicos.

Após o motorista assoprar na direção do aparelho, o etilômetro passivo é capaz de indicar se o condutor fez ou não uso de bebida alcoólica. Nenhuma luz acende, caso o resultado seja 0,00mg/L ou acende uma luz vermelha, quando o valor for maior que 0,01mg/L. Quando o resultado negativo, o motorista é liberado. Já com a luz vermelha, o motorista é convidado a fazer o teste no etilômetro tradicional.


O novo aparelho será utilizado na triagem dos condutores abordados, pois os condutores que não indicarem qualquer vestígio de álcool serão liberados rapidamente. 

Durante o final de semana, o equipamento já foi utilizado em nosso município nas operações de transito, sendo que para os condutores cuja luz vermelha ascendeu foi oferecido o etilometro convencional, porém ambos recusaram o teste, consequentemente emitido o auto de infração pela recusa.