Canoinhas recebe exposição “Nem Tão Doce Lar” que aborda violência doméstica

Por REDAÇÃO VC COM 13/08/2019 - 11:10 hs
Foto: Créditos: Priscila Noernberg

Abriu agora pela manhã a exposição “Nem Tão Doce Lar”. A mostra integra a programação da Semana da Família de Canoinhas que terá atividades até o domingo, dia 18. Criada pela Fundação Luterana de Diaconia, a exposição acontece no salão da igreja Matriz Cristo Rei e envolve uma metodologia de intervenção coletiva para a superação da violência familiar. Trata-se de uma mostra itinerante que possibilita a popularização da discussão e do enfrentamento da violência, ao levar para o espaço público uma típica casa familiar, com informações e imagens que denunciam a violência sofrida por mulheres, crianças e jovens.

A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. As escolas da rede pública municipal de Canoinhas estão agendadas e visitam a exposição até sexta-feira. Hoje a mostra ficará aberta até 17h30. Na quarta a exposição recebe visitantes entre 9h e 21h e na sexta das 9h às 17h30.

 

Semana da Família

A Semana da Família iniciou na sexta-feira, 9, com culto ecumênico na Igreja Luterana de Canoinhas. Sábado foi noite para saborear pizza também na Igreja Luterana. Ontem o dia foi dedicado à capacitação de servidores das secretarias de Assistência Social e Educação com o teólogo Rogério Aguiar.

A oficina suscitou a prevenção e atendimento a casos de violência doméstica familiar. O Município de Canoinhas oferece serviços nesta área por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A secretária de Assistência Social, Cintia Aguiar, orienta que qualquer pessoa pode procurar apoio nos Cras ou diretamente no Creas em caso de violência – seja ela psicológica, física, patrimonial, verbal ou sexual.

Profissionais da Secretaria Municipal de Educação também participaram da oficina. “O objetivo é capacitar nossos servidores para que sejam capazes de identificar possíveis casos nas escolas e saber como proceder orientando e encaminhando nossos alunos”. Ao visitarem a exposição, o tema também estará sendo debatido entre os alunos motivando possíveis vítimas a se identificarem e buscarem apoio.

 

Programação segue até domingo

Hoje, terça-feira, o teólogo Rogério Aguiar realiza palestra no salão da Igreja Matriz Cristo Rei. A programação segue ainda com “Cinema com Família” nesta quinta nas comunidades luteranas e católicas. Sábado será realizada a “Sopa das Famílias” e domingo a tarde cultural também no salão da paroquial da Igreja Matriz das 13h às 17h30. Às 16h haverá encerramento com celebração ecumênica.