Crise influencia preço da erva-mate

Por REDAÇÃO 23/06/2019 - 19:51 hs
Foto: Divulgação
Crise influencia preço da erva-mate
Secretário de Desenvolvimento Rural, Edison Kuroli, durante visita à ervateira Baldo

A crise que o Brasil atravessa tem influenciado o preço da erva-mate entregue pelo produtor às indústrias. Esta é a conclusão que chegou o secretário de Desenvolvimento Rural, Edison Kuroli. “O preço da erva vem baixando e o argumento da indústria é a crise econômica brasileira. Num primeiro momento achamos que era o excesso de matéria-prima, mas não. Observamos uma redução de 20% no preço pago ao produtor”, informa.

 

Até mesmo exportadores estão enfrentando dificuldades: “estive com o empresário Paulo Baldo e ele relatou que o comércio com o Uruguai também está ruim. Baixando o poder aquisitivo das pessoas faz com que a diminuição do consumo do produto e assim pressione os preços para baixo”, comenta.

 

Kuroli lembra que a indicação geográfica da erva-mate da região ajudará a cadeia produtiva a enfrentar melhor esta crise. “Teremos este diferencial se destacando no mercado, pois a Indicação Geográfica é uma forma de valorização do produto. A erva-mate daqui se destaca principalmente pelo seu sistema de produção, pois é cultivada historicamente em meio à floresta de araucária, de forma harmônica, sem desmatamento”, lembra.