“Quantos recursos em emendas parlamentares o município recebeu nos últimos anos?”, indaga vereador

Uma preocupação que permeia toda comunidade, é saber quais parlamentares na esfera estadual e federal efetivamente trouxeram recursos para a cidade de Canoinhas

Por Redação 10/07/2018 - 12:35 hs
Foto: Assessoria de Imprensa
“Quantos recursos em emendas parlamentares o município recebeu nos últimos anos?”, indaga vereador
Coronel Mário solicita informações sobre emendas parlamentares para município

Foi esse motivo que incentivou o vereador Coronel Mário Renato Erzinger (PR) realizar requerimento na sessão desta segunda, 9, solicitando informações de quais senadores, deputados federais e deputados estaduais de Santa Catarina contemplaram o município com emendas parlamentares nos anos de 2011 até o primeiro semestre de 2018.

Coronel Mário Erzinger (PR) justificou que sua solicitação visa orientar a comunidade e também algumas lideranças, que debatem sobre a importância de representantes parlamentares que contribuam com o município. “Precisamos ter esses dados com números reais”, frisando que as informações poderão colaborar com futuras discussões, inclusive para orientação e norteamento a quem votar.

Vereadora Norma Pereira (PSDB) elogiou a iniciativa do presidente da Câmara, frisando que a comunidade precisa saber quantos recursos são destinados para a cidade por cada parlamentar. “A princípio vemos o volume de emendas que os deputados recebem, e ficamos indignados com os poucos valores que chegam até Canoinhas. É de extrema importância que saibamos o que realmente recebemos em investimentos”.

Célio Galeski (PR) lembrou também que quando os deputados assumem uma secretaria de Estado tem a força de encaminhar recursos ou equipamentos para os municípios. “Importante destacar que quando um deputado assume uma pasta, ele tem um maior poder de destinar recursos, mesmo que através do governo, mas ainda assim, contribuir com o município”.

Wilmar Sudoski (PSD) exemplificou recurso que veio através de recurso do governo para a construção do ginásio municipal que fica no bairro Campo D’ Água Verde, sendo recursos da secretaria de Turismo do Estado, mas através de um trabalho do secretário de Estado da época. “É difícil mensurar todas essas questões”.

Paulo Glinski (PSD) lembrou que na legislatura passada foi implementado pela Câmara um sistema chamado de “verbômetro”, onde eram feitos os registros das emendas parlamentares encaminhadas. “Mas entramos em questões complexas, como as exemplificadas aqui pelos vereadores, pois existem encaminhamentos que não aparecem como emendas, mas que os deputados, no momento que são chefes destas pastas, lutam pelo recurso ou equipamento para o município”, explicou justificando que é necessário criar um mecanismo para que não se cometa injustiça: “temos apoio de parlamentares, que muitas vezes não foram só de ordem financeira, mas que muito contribuíram com a comunidade”.

Glinski ainda sugeriu ser encaminhado ofício a cada deputado e senador do Estado: “para que eles nos informem todas as suas ações em prol do município de Canoinhas, independente só de emendas, mas de todas ações que ele agiu e intercedeu, e temos aqui na Câmara o mecanismo para fiscalizarmos quais ações realmente foram tomadas pelos deputados e senadores”.

Paulinho Basílio (MDB) ainda destacou que é importante conferir esses dados. “Independente de partido político, é ano eleitoral, temos que analisar aqueles que fazem por merecer estar em seus cargos nos representando”.

Coronel Mário finalizou sua fala frisando que o requerimento elaborado solicita somente informações de emendas parlamentares, mas que irá formular outro requerimento específico, solicitando dados também sobre convênios, destinação de veículos e equipamentos para a cidade, entre outros benefícios.