Alunos da Escola Municipal Tia Chiquinha Participam do Projeto “Cartas Para o Brasil”

Alunos da Escola Municipal Tia Chiquinha Participam do Projeto “Cartas Para o Brasil”

O projeto consiste em estimular os alunos a escreverem cartas para alunos de escolas de outros estados do país

Por Redação 11/06/2018 - 16:41 hs
Foto: Assessoria de Imprensa
Alunos da Escola Municipal Tia Chiquinha Participam do Projeto “Cartas Para o Brasil”
Divulgação

Os alunos do 5º da Escola Municipal Tia Chiquinha do Município de Major Vieira, SC, estão participando do programa “Cartas Para O Brasil”. O projeto consiste em estimular os alunos a escreverem cartas para alunos de escolas de outros estados do país. A iniciativa é da professora Cirlei Ruthes Lima, que através de contato pelas redes sociais com a professora Maria Acir Ribeiro Montanhaur, da Escola de Educação Infantil Padre Avelino Canazza de Vila Formosa, Campinas, no estado de São Paulo, resolveram pôr a ideia em prática.

Para os alunos do 5º ano, escrever uma carta a princípio foi algo novo, até mesmo por que muitos achavam que qualquer bilhete fosse uma carta. “Não é bem assim”, disse a professora Cirlei. “Uma carta tem um conteúdo mais extenso do que um bilhete e a gente envia pelos correios”, afirmou. Outros nem imaginavam como um envelope chega ao seu destino. Foi então que as primeiras cartas começaram a ser escritas pela turma. Os assuntos são vários: perguntas e curiosidades sobre a escola, sobre a cidade, clima, população, enfim.

Depois das cartas redigidas, a turma foi até os correios e postou-as, endereçadas a cidade de Campinas. As respostas ainda não vieram, mas com certeza a turma aguarda ansiosa.

De acordo com Cirlei, o projeto proporcionou aos alunos entenderem a diferença de como era a comunicação antigamente e como é hoje. Se por um lado o telefone, o whastapp, o e-mail ou redes sociais permitem à comunicação instantânea, o que é importante, a carta, mesmo sendo uma forma bem mais lenta de se comunicar, ainda fascina as pessoas pela simplicidade e pela forma como aproxima às pessoas.