Canoinhense é finalista do Prêmio Inovação Catarinense

Norte e Planalto Norte têm seis representantes entre os finalistas

Por Redação 23/06/2022 - 14:34 hs
Foto: Divulgação
Canoinhense é finalista do  Prêmio Inovação Catarinense
Prof. Luis Eduardo Palomino e o Engenheiro Canoinhense Igor José Langer em sua Colação de Grau.

Igor José Langer, da Universidade do Contestado (UNC – Canoinhas), está entre os 37 finalistas no Prêmio Inovação Catarinense Professor Caspar Erich Stemmer na categoria Estudante Universitário Inovador. Ele concorre com seu trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Elétrica, orientado pelo Professor Luis Eduardo Palomino, e é um dos seis representantes do Norte e Planalto Norte de Santa Catarina – os outros cinco são empresas.  

A cerimônia de premiação será realizada no dia 27 de junho, às 14h, na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.  

O prêmio, criado por meio da Lei 14.328, de 2008 (Lei Catarinense de Inovação), homenageia a memória do Professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) é responsável por sua organização.

“É um momento muito importante para o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) de Santa Catarina”, afirmou a presidente interina da Fapesc, Letícia Maria da Silva. “O prêmio é um reconhecimento aos nossos empreendedores e inovadores e tem a função de estimular ainda mais o desenvolvimento do nosso Estado”.  

Das cinco empresas, três são finalistas na categoria Inovação em Produto, que neste ano foi subdividida em cinco subcategorias focadas em áreas estratégicas da indústria catarinense. 

A Mind Foods, de Campo Alegre, concorre na subcategoria Produto Agropecuário. As outras duas são de Joinville: A Ciser é finalista na subcategoria Design Industrial, e a Diklatex Industrial Têxtil em Produto Têxtil.  

As outras duas empresas da região também são da maior cidade do Estado. A Tupy concorre na categoria Inovação em Serviço ou Processo, e a Whirlpool SA na categoria Inovação de Impacto Socioambiental.