Cai tempo de espera por atendimento na UPA de Canoinhas
O tempo de espera na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Canoinhas caiu consideravelmente. Na manhã desta terça-feira, 21, a unidade chegou a ficar sem fila.
Várias alterações administrativas foram realizadas e os pacientes estão começando a sentir os benefícios, segundo o prefeito em exercício Willian Godoy. “A equipe está sob nova coordenação e o corpo de médicos foi alterado”, informa.
Ano passado a UPA de Canoinhas realizou mais de 30.549 atendimentos. Somente na última semana foram 923 (de 13 a 19 de junho). Dois médicos estão disponíveis 24 horas por dia e um terceiro reforça a escala por seis horas diárias no horário de pico.
A Secretaria de Saúde também abriu processo seletivo para contratação de médicos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Três profissionais já estão atuando – dois nos postos e um no Programa Psicossocial para Crianças e Adolescentes. “Infelizmente não podemos contratar um ‘médico reserva’. A lei só nos permite contratar depois que a vaga fica aberta e há prazos legais para serem cumpridos”, explica a secretária Kátia Oliskowski.
Lembrando que a missão da UPA é salvar vidas. Sempre que houver atendimento de emergência, a prioridade da equipe será para estes pacientes. E nestes casos, o tempo de espera para consulta poderá ser maior do que o previsto.
Quando procurar a UPA?
Febre alta (acima de 39º)
Acidentes de trânsito
Ferimento por arma de fogo ou branca
Fraturas
Pressão alterada
Cortes com sangramento
Infarto
Derrame
Falta de ar intenso (dispneia)
Queimadura
Quedas
Afogamento
Picada ou mordida de animais venenosos, entre outros.
A unidade está diretamente ligada às ocorrências SAMU 192 e ao Corpo de Bombeiros 193.
Quando procurar a UBS
Gripe e resfriado
Dor garganta com febre baixa
Consulta de rotina – tratamento, exame de rotina
Troca de sondas e cateteres
Aplicação de medicação de uso contínuo
Curativos
Encaminhamento a exame e especialidade
Pensando Bem - CONFLITOS HUMANOS: problemas e dilemas
ARTIGOS - TEMPOS DE INDIGNAÇÃO