Confira dicas para cuidar dos seus cavalos durante o inverno

Aluno da Universidade do Contestado desenvolveu um guia fácil para você acertar no cuidado da tropa.

Por Eduardo Luan Wacherski 20/05/2022 - 11:23 hs
Foto: IMAGEM DA INTERNET
Confira dicas para cuidar dos seus cavalos durante o inverno
ILUSTRAÇÃO

Como cuidar do seu cavalo durante o inverno?

    O frio está chegando e alguns cuidados podem garantir a boa saúde da sua tropa durante o inverno, não importa se são estabulados ou criados a campo. Esta época traz algumas doenças com mais facilidade, como a Gripe dos Cavalos (Influenza Equina) ou ainda a adenite, conhecida como garrotilho.

Veja alguns cuidados que podem minimizar os problemas durante a estação mais fria do ano:

PROVIDENCIE UM ABRIGO

É fundamental que os animais estejam protegidos do vento e da chuva. Lugares que não dispõem de estrutura fechada podem usar mato cerrado ou mesmo um quebra-vento com taquaras para exercer a função. Durante o dia os animais podem passar o dia livres, mas ficarão protegidos durante a noite.


ÁGUA DO JEITO CERTO

O frio é cruel e pode fazer com que a água esteja muito gelada pela manhã. Cavalos não bebem água muito gelada de cochos ou açudes, sendo assim, de água no galpão ou abrigo para contornar a situação.


QUAIS SÃO OS SINAIS DE DOENÇAS DA ESTAÇÃO

Assim como nos humanos, a tosse, a coriza, a apatia e movimentos similares a espirros podem sinalizar o que está por vir. No início a coriza costuma ser clara, mas na fase da adenite, tende a ser mais espessa.


ENERGIA SEMPRE

Durante o inverno o animal precisará de pasto e rações com maior nível de energia. A energia é transformada em calor e permite que o cavalo tenha melhor controle da temperatura.🌡


ESPORTE, PASSEIO E TRABALHO

Animais de trabalho e esporte tem maior exigência nutricional e no inverno, esta demanda é ainda mais intensa para que o animal mantenha a temperatura corporal. Fique de olho também no fornecimento e ingestão de água, pois estes cavalos tendem a se desidratar mais e a tomar menos água devido ao frio.


BANHO EM DIAS FRIOS

Cavalos que são muito exigidos podem tomar banho para retirar sujeira e suor mesmo durante o inverno, mas não podem passar a noite molhados. Use o período da manhã para lavar o animal e faça isso logo após a atividade, o recomendado é que comece molhando os membros inferiores primeiramente, prevenindo o risco de choque térmico e pela manhã para que tenham o dia todo para secar.


POTROS SÃO MAIS DELICADOS

Animais recém-nascidos não tem condições de manter sua temperatura estável (termorregulação)e precisam de cuidados mais intensos. Forneça um aporte nutricional para garantir a energia necessária à sobrevivência. Nos primeiros dias, mantenha o potro abrigado, recebendo colostro e leite da mãe.


* Eduardo Luan Wacherski é acadêmico do Curso de Medicina Veterinária da UNC Canoinhas. Bolsista do Programa UNIEDU.

* Orientação: Dra. Daniele Pedrassani.