Deputados destacam pesquisa da UFSC sobre tecidos cerebrais

Estudo foi publicado na Revista Científica Nature.

Por Redação 18/05/2022 - 07:52 hs
Foto: Divulgação
Deputados destacam pesquisa da UFSC sobre tecidos cerebrais
Assembleia Legislativa.

Representantes do PSDB e do Podemos destacaram na sessão de terça-feira (17) da Assembleia Legislativa pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre marcadores de doenças neurológicas e psiquiátricas.

“Pesquisa da UFSC, coordenada pelo doutor Roger Walz, nascido em Jaraguá do Sul, coordenador do Departamento de Clínica Médica, sobre potenciais marcadores de diagnóstico de doenças neurológicas e psiquiátricas foi publicada em revista científica internacional, do grupo Nature.  Uma abordagem inovadora sobre os mecanismos do medo e da ansiedade”, revelou Doutor Vicente Caropreso (PSDB).

Segundo Caropreso, a pesquisa analisou amostras de tecidos cerebrais de pacientes com epilepsia submetidos a procedimentos cirúrgicos e investigou a associação de marcadores neuroquímicos para entender manifestações psiquiátricas, como ansiedade, medo e estresse pós-traumático.

“O Professor Roger é pesquisador 1A”, revelou Caropreso, aludindo à mais alta classificação de pesquisadores no país. O deputado parabenizou a equipe de pesquisadores, a UFSC, as pessoas que valorizam a ciência e reconheceu a importância do “investimento assertivo em pesquisa”.

“Bom ouvir essas boas notícias, Caropreso”, declarou Osmar Vicentini (UB).