Audiência pública do planos diretor de Canoinhas será via Facebook

Segundo o secretário do Planejamento, João Linzmeier, o evento será aberto ao público.

Por Redação 06/07/2020 - 16:35 hs
Foto: Divulgação
Audiência pública do planos diretor de Canoinhas será via Facebook
CANOINHAS - ARQUIVO

A quarta audiência pública da revisão do plano diretor e elaboração do plano de mobilidade de Canoinhas será realizada no próximo dia 9 de julho, digitalmente, através da página do Facebook da Prefeitura de Canoinhas.

Na semana passada anunciamos que a transmissão seria via YouTube, mas em razão das alterações na legislação que permite que mantenhamos a página no Facebook no ar e também pelo alcance que a página possui, vamos fazer pelo Facebook.

Segundo o secretário do Planejamento, João Linzmeier, o evento será aberto ao público e terá como premissa divulgar aos participantes a institucionalização dos planos, bem como as ações necessárias para se atingir os objetivos acordados na Etapa 3 – diretrizes e propostas.

  

Participação popular é fundamental


A participação da população é fundamental, pois são os moradores que irão perceber os impactos de ambos os planos . Essa participação se dá através de críticas, ideias e sugestões, nas oficinas comunitárias (já realizadas) e também nas audiências públicas.Esta última audiência pública, bem como as outras três já realizadas, promovem o diálogo entre a população e os órgãos responsáveis pela elaboração das leis e propostas, sendo um evento importante na democratização do planejamento e gestão urbana.

 

Cidade planejada


Plano Diretor é a lei municipal que vai direcionar o futuro da cidade que queremos, para que ela seja cada vez melhor. Esse planejamento envolve diversas questões que interferem diretamente na qualidade de vida da população, como infraestrutura (equipamentos públicos como escolas, creches, postos de saúde, iluminação), saneamento e coleta de resíduos, preservação de áreas verdes e controle de poluição, uso e ocupação do solo, entre outros temas.Já o Plano de Mobilidade é a lei municipal que visa integrar o planejamento urbano, transporte e trânsito, observando princípios de inclusão e sustentabilidade. O Plano de Mobilidade avalia as condições atuais de mobilidade e indica alternativas para os próximos anos, considerando o crescimento do município e priorizando os meios de transporte menos poluentes e a diversidade de modais para o deslocamento de pessoas e cargas.