Alerta de ventania para o Planalto Norte nesta terça-feira, 30

Defesa Civil emitiu alertas para rajadas que podem chegar a 100 km/h.

Por Redação 29/06/2020 - 23:32 hs
Foto: ClimaTempo
Alerta de ventania para o Planalto Norte nesta terça-feira, 30
Imagem do deslocamento da instabilidade para esta terça-feira, 30

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alertas na noite desta segunda-feira, 29, para a chegada de ventos fortes ao Planalto Norte Catarinense entre a tarde desta terça-feira, 30; e a manhã de quarta-feira, 01. As rajadas poderão chegar aos 100 quilômetros por hora. A condição ocorre pela formação de dois sistemas que empurram tempestades para o solo catarinense.

A terça-feira é de alerta para temporais sobre o Sul do Brasil. Fortes áreas de instabilidade se espalham no decorrer do dia e provocam chuva forte e volumosa.

A chegada de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul e presença de uma forte área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o norte da Argentina vão gerar nuvens muito carregadas sobre o Sul do Brasil.

Os três estados da Região Sul do Brasil ficam sujeitos a temporais, com raios e intensas rajadas de vento. De forma geral, as rajadas mais fortes devem variar de 80 km/h a 100 km/h, mas não se descarta que algum local tenha ventos com mais de 100 km/h.

A maioria das pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite, inclusive sobre as capitais Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.