Em Três Barras são 106 casos confirmados do novo Coronavírus

Por Redação 27/05/2020 - 20:40 hs
Foto: Imagem da Internet
Em Três Barras são 106 casos confirmados do novo Coronavírus
Ilustração

O número de infectados com a covid-19, em Três Barras, subiu de 84 para 106 nesta quarta-feira, 27. A confirmação é da secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica. 

Destes, 15 pacientes já estão recuperados da doença e liberados para o convívio social. Dois homens, de 35 e 36 anos, são as altas mais recentes do monitoramento. Eles são do Estado de São Paulo e vieram para trabalhar na parada de manutenção da caldeira da WestRock. 

O município já recebeu 470 resultados dos 500 exames RT-PCR realizados aleatoriamente na população vulnerável e naqueles que tem contato direto com outras pessoas em algumas atividades econômicas. 

Esta testagem diagnosticou 91 pacientes com o vírus, até agora. Todos são assintomáticos e estão em isolamento domiciliar juntamente com os seus contatos familiares mais próximos. O acompanhamento está sendo feito pela equipe técnica do setor de Epidemiologia e por profissionais das unidades básicas de saúde. 

“Com a realização dos testes em larga escala, conseguiremos conhecer o cenário de circulação do vírus, como também traçar estratégias e ações para frear o contágio”, observou a secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira. 

Confirmados antes do início da testagem em massa, os outros 15 casos positivos foram identificados através de exames RT-PCR, analisados pelo Genolab e Laboratório Central do Estado (Lacen/SC), e também por meio de testes rápidos. 

Desde o começo da pandemia, o município de Três Barras já testou 943 pessoas para detectar ou descartar a infecção pelo vírus. 

Deram negativos, por exemplo, todos os exames já aplicados em profissionais vinculados às Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, secretaria de Saúde, demais secretariais municipais, Prefeitura e da Fundação Hospitalar. 

Conforme o prefeito Luiz Shimoguiri, a testagem maciça deve permanecer pelos próximos dois meses, com a realização de 500 a 700 testes rápidos IgG e IgM por semana. 

A Prefeitura de Três Barras fez a aquisição de cinco mil unidades dos testes. 

“Vamos testar pelo menos uma pessoa por domicílio, em todas as localidades da cidade e do interior”, garantiu o prefeito.