Canoinhas espera chegar a 15 respiradores para tratamento

Atualmente a capacidade é de oito respiradores na UTI – Unidade de Terapia Intensiva.

Por Redação 23/03/2020 - 22:10 hs
Foto: IMAGENS DA INTERNET
Canoinhas espera chegar a 15 respiradores para tratamento
ILUSTRAÇÃO

                A Secretária de Saúde de Canoinhas, Kátia Oliskowski, disse em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira, 23, que com os esforços das prefeituras da região, dos empresários e da comunidade, que o Hospital Santa Cruz poderá ampliar os respiradores para até 15 leitos. Atualmente a capacidade é de oito respiradores na UTI – Unidade de Terapia Intensiva.

                Oliskowski destacou que “a capacidade de expansão pode ser até maior, mas tudo vai depender do processo de compra, porque uma nota do Ministério da Saúde reserva o direito de compra apenas ao ministério, então ainda há a necessidade de alinhar essas questões”, enfatizou.

                A secretária também falou que o número de 15 respiradores é resultado do que já existe no hospital somados aos equipamentos que já estão disponíveis em outras cidades da região e que serão destinados para compor a ala de tratamento do COVID-19 em Canoinhas.

                O prefeito Beto Passos destacou que a estratégia de unificar o atendimento do Coronavírus em Canoinhas foi decida em uma reunião: “nós realizamos uma reunião no domingo – 22 – e eu e os prefeitos da nossa microrregião trataram da potencialização desse serviço, conforme a disponibilidade de cada sistema” afirmou.


                Passos também destacou que “nesse momento, não haverá distinção entre tratamento particular e público para o tratamento da COVID-19 no Hospital Santa Cruz, todos os casos que derem entrada serão tratados igualmente, nosso objetivo é cuidar do ser humano”, garantiu.

                A Prefeitura de Canoinhas ainda reforçou o pedido para que a população evite filas nos postos de vacinação, uma vez que o primeiro grupo a ser vacinado são profissionais de saúde e idosos, e que as filas podem facilitar a disseminação do Coronavírus.