Amplanorte capacita secretários e conselheiros municipais em políticas públicas da educação

Por REDAÇÃO VC COM 20/02/2020 - 09:04 hs
Foto: AMPLANORTE

Ocorreram nos dias 17 e 18 de fevereiro no auditório da Amplanorte, capacitações na área educacional, realizadas por meio do colegiado regional de educação para a equipe técnica, secretários e conselheiros da educação dos municípios da região.

As palestras foram ministradas pela experiente professora e consultora da FECAM, Gilmara da Silva, que acumula mais de 34 anos na área docente e nos últimos 20 anos tem se dedicado em estudar a política pública de educação e seu regime de colaboração.

A proposta é trabalhar com dois grupos distintos: os gestores das secretarias de educação e conselheiros municipais, muitas informações foram transmitidas para municiar os conselheiros em sua função junto aos 10 sistemas de ensino da Amplanorte.

Segundo Gilmara as capacitações tiveram o objetivo inicial de fundamentação teórica. “Durante os dois dias as equipes das secretarias de educação e controladores internos tiveram a oportunidade de discutir o questionário do tribunal de contas sobre o plano municipal de educação, enquanto que aos conselheiros foram fundamentadas suas atribuições, perfil, atividades principais e como realizar uma correta interpretação de uma legislação educacional”, explicou.


Troca de ideias

Assim como em outros encontros e capacitações promovidas pela associação, a ideia é fazer com que o público volte com informações suficientes para fazer a diferença em seu município. O grupo veio extremamente atento e com muita vontade de aprender e sanar questionamentos.

As atividades não ficaram somente na parte teórica, durante as palestras ocorreram muitas trocas de experiências e saberes, além de atividades praticas e dinâmicas com os participantes trazendo uma reflexão sobre a qualidade e padrões da educação pública nos municípios.

A consultora da FECAM ainda elogiou o trabalho desenvolvido pelo colegiado da associação no âmbito educacional. “A Amplanorte no ano passado foi extremamente ousada ao constituir um currículo regional para elaboração da base comum nacional curricular, esse foi um exercício de maturidade fora do comum para as redes municipais e que representa um avanço significativo nos processos de ensino e aprendizagem”.


Próximos encontros

A Amplanorte prezando pela qualidade de ensino e técnica dos membros das esferas da educação municipal, através da assessoria aos municípios do colegiado de educação da associação, realizará capacitações e reuniões, sendo que a continuidade dos encontros realizados se dará 05 e 06/03 – com mais 12 horas de palestras.

Foi ciclo de formação que se iniciou e se conclui na primeira semana de março. A próxima etapa será focada em atividades ainda mais dinâmicas, como analise de políticas publicas, legislação, produção de pareceres e revisão dos regimentos internos dos conselhos, a ideia é ter dois grandes momentos que resultam na condição de preparar melhor nossos conselheiros para realizar essa função tão importante.