Grande Incêndio atinge estufa de fumo em Papanduva

Outra estufa foi salva graças a ação dos bombeiros

Por Redação 21/01/2020 - 11:46 hs
Foto: Divulgação/CMB
Grande Incêndio atinge estufa de fumo em Papanduva
Registro do local do acidente.

O Corpo de Bombeiros de Papanduva foi acionado para combater um incêndio em uma estufa de secagem de fumo na localidade de Gramado, no interior de Papanduva, a aproximadamente 50 km do centro da cidade. A ocorrência foi registrada no início da noite desta segunda-feira, 20.

O proprietário contou aos bombeiros que quando percebeu a saída de fumaça anormal pelo telhado e verificou um barulho incomum vindo do interior da estufa de secagem de tabaco, de imediato foi até o local e constatou que o interior da edificação já estava tomado pelas chamas. Ele utilizou uma mangueira de jardim e baldes com a ajuda de vizinhos para o resfriamento de áreas adjacentes, já que havia mais duas estufas ao lado e um barracão de armazenagem de tabaco acabado.

No momento em que a equipe dos bombeiros chegou ao local, o incêndio já encontrava-se na sua fase de diminuição em uma das estufas de cerca de 40 metros quadrados. Houve perda total de 1,2 mil quilos de tabaco, em valor estimado de R$ 35 mil. Foi então priorizada a prevenção das outras estufas de secagem de tabaco, bem como feito o rescaldo e o resfriamento da estrutura.

Para o combate e rescaldo foram utilizados aproximadamente 3,8 mil litros de água, num tempo total de aproximadamente de 1h25 de trabalho.

Foram salvos outra estufa de secagem de fumo de aproximadamente 40 metros quadrados com 1,2 mil quilos de tabaco em fase de secagem; uma terceira estufa de aproximadamente 50 metros quadrados com 1,8 mil quilos de fumo em fase de secagem; um barracão de armazenagem de 120 metros quadrados, onde havia cerca de 22 mil quilos de fumo já terminados e estocados e uma edificação coberta com varandas e garagem de aproximadamente 105 metros quadrados.