Como ter Bem Estar em meio a Pandemia da Covid-19 na Perspectiva da Psicologia Positiva?

Caroline W. de Oliveira Rudey; Princela Santana da Cruz; e Jaquelini Conceição.

Por PSICO EM FOCO 12/09/2020 - 19:59 hs
Como ter Bem Estar em meio a Pandemia da Covid-19 na Perspectiva da Psicologia Positiva?
Ilustração

                A Psicologia Positiva é uma teoria que estuda os aspectos positivos do ser humano, como os estados afetivos e as virtudes positivas, tais como a felicidade, resiliência, otimismo e a gratidão, com o objetivo de tornar a vida das pessoas mais gratificante, promovendo a saúde e prevenindo doenças.

                De acordo com seu principal autor Martin Seligman (2004), os aspectos da Psicologia Positiva podem levar ao estado de bem- estar que todos almejam. Acredita-se que, quando as pessoas focam nas experiências positivas, pode-se contribuir para a prevenção e promoção de saúde, auxiliando também nos mecanismos de enfrentamento das doenças.

                Martin Seligman cria o modelo de felicidade representado pelo acróstico PERMA, com base em 5 pilares essenciais que devem existir  na sua vida para que possa experimentar uma felicidade duradoura, confira:

    ·         Positive Emotion (Emoção Positiva): são emoções de alegria, satisfação, entusiasmo, orgulho, gratidão, prazer, amor, etc.

    ·         Engagement (Engajamento): é o envolvimento em atividades de interesse, é uma imersão de dedicação a um objetivo.

    ·         Relationship (Relacionamento): é a construção de relações saudáveis e positivas.

    ·         Meaning (Significado/Propósito): é o propósito de vida, o que move para a felicidade.

    ·         Accomplisment (Realização): É a realização de coisas, compostas pelas forças pessoais, como coragem, criatividade e perseverança.

 

Então, como você pode alcançar o bem estar?


    ·         Busque uma perspectiva positiva para encarar a realidade, não é ignorar ela, mas sim olhar de uma forma diferente.

    ·         Encontre coisas para realizar que dão prazer, paz, e inspiração, como praticar exercícios físicos, leitura, cozinhar, assistir um bom filme com a família.

    ·         Observe quais tarefas ou atividades que você se sente imerso e motivado a fazer, priorize o que é bom para você.

    ·         Dedique tempo de qualidade para a família e amigos, encontrando maneiras de se conectar e interagir.

    ·         Descubra o que te motiva a fazer o que você faz isso lhe ajudará a tomar melhores decisões e ter mais controle sobre sua vida.

    ·         Tenha sempre objetivos e metas claras, e comemore cada realização em sua vida.

 

                Essas são algumas dicas que, na perspectiva da Psicologia Positiva, encontra-se o significado e/ou ressignificado da vida, e com isso, desenvolve-se novas estratégias de enfrentamento que  auxiliam a adquirir o bem-estar mesmo que em meio a uma pandemia como a pandemia de Covid-19.



Referências:

CAMALIONTE, Letícia George; BOCCALANDRO, Marina Pereira Rojas. Felicidade e bem-estar na visão da psicologia positiva. Bol. - Acad. Paul. Psicol.,  São Paulo ,  v. 37, n. 93, p. 206-227, jul.  2017.

Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2017000200004&lng=pt&nrm=iso>. acesso em  08  set.  2020.



* Caroline W. de Oliveira Rudey – Discente do Curso de Psicologia da UnC Canoinhas. E-mail: carol.oliveirapsico22@gmail.com

 

** Princela Santana da Cruz - Mestranda no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC) e docente do curso de psicologia da UnC Campus Canoinhas. E-mail: princela@unc.br

 

*** Jaquelini Conceição- Docente e Coordenadora do Curso de Psicologia da UnC Campus Canoinhas. E-mail: jaquelini@unc.br