REDETEG - LABORATÓRIO DE IDEIAS SOBRE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E GOVERNANÇA

REGISTRO DOS PRIMEIROS PASSOS E SUGESTÃO DE TEMAS PARA FUTUROS PAINÉIS

Por ARTIGOS E OPINIÃO 22/06/2020 - 20:20 hs
REDETEG - LABORATÓRIO DE IDEIAS SOBRE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E GOVERNANÇA
Ilustração

            A sugestão do Laboratório de Ideias, foi proposta em janeiro de 2020 pelo coordenador da Redeteg, professor Valdir Roque Dallabrida. Inicialmente pensou-se em reflexões temáticas, por meio de pequenos de até cinco páginas. Houve, inicialmente, uma consulta aos membros da rede, no dia 17/01/2020. Os retornos foram de total apoio e definiu-se chamar de Laboratório de Ideias sobre Desenvolvimento Territorial e Governança Já entre fins de março e primeira quinzena de abril de 2020, com a deflagração da pandemia do COVID-19, a sugestão inicial evoluiu para se fazer o debate sobre temas relacionados ao desenvolvimento territorial e governança, por meio de painéis virtuais. Todas essas definições foram acordadas por meio de consulta aos membros da rede, pela utilização do Google Grups da Redeteg.

            Para discutir a sugestão de viabilização do Laboratório de Ideias da Rededet, foi realizado no dia 05-05-2020, o primeiro encontro virtual dos membros da rede, utilizando o portal Google Meet. No encontro, ouviram-se sugestões de operacionalização dos encontros virtuais e definiu-se realizar Painéis Temáticos, quinzenalmente, com convidados para apresentar e debater temas sugeridos.

            Assim, até o momento, foram realizados três painéis e estão programados mais três estão programados:


-19/05/2020 – “O impacto territorial da tripla crise -sanitária, político-institucional e econômica – em tempos de pandemia e perspectivas futuras”;


-05/06/2020 – Sistemas Agroalimentares Sustentáveis, Segurança Alimentar e Territórios em tempos de COVID-19”;


-19/06/2020 – A produção agrícola familiar em tempos de pandemia e impactos no desenvolvimento territorial: experiências, desafios e perspectivas”.

Seguindo as propostas de temas sugeridos no primeiro encontro, estão programados mais três encontros:


-30-06-2020: Gestão e Controle Social em tempos de Autocratização: desafios e impactos territoriais".


-14-07-2020: Território e Desenvolvimento Territorial: de que estamos falando?;


-28-07-2020: Da Governança à Governança Territorial: do que estamos falando?.


                Logo após a realização do primeiro painel, por iniciativa da coordenação da Redeteg, buscou-se a parceria da Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial (RETE), cuja coordenadora é a professora Mireya Parafran da Universidade de Brasília, o que foi aceito prontamente. Outra rede que se agregou em seguinda foi Red de Cooperación Interuniversitaria para el Desarrollo e la Integración Regional (RedCIDIR), com mais de 10 anos, que reúne 21 Universidades e programas de stricto sensu do Brasil, Argentina, Paraguai e Espanha. Ou seja, uma iniciativa acanhada que começou por iniciativa dos membros da Redeteg em maio de 2020, já alcança uma abrangência significativamente maior.

                Para continuar avançando, a coordenação da Redeteg propôs, e teve boa aceitação, permitir que Programas de Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) da área do Planejamento Urbano e Regional, de universidades do Brasil e do exterior que tenham a participação de membros da rede, possam articular novos painéis temáticos virtuais, atuando como co-promotores com a Redeteg, RETE e RedCIDIR. A primeira experiência de co-promoção será já implementada no próximo evento, dia 30/06/2020, assumida pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUI (Ijuí-RS).

                Mesmo que a pandemia cesse nos próximos meses, a proposta da Redeteg, com o apoio das demais redes é continuar a realização de painéis temáticos virtuais (Webinars). Alguns temas sugeridos no primeiro encontro são sugestões para os próximos encontros, para os quais se pretende contar com o apoio de algum programa de Mestrado e/ou Doutorado. Veja-se algumas sugestões no quadro abaixo:

            - Arranjos, redes e sistemas produtivos e seus impactos territoriais;

            - Políticas públicas e sociais e o foco na população em situação de risco (nutricional, exclusão territorial, violência familiar e social, sobrevivência econômica, idade...);

            - Segurança ecológica, uso dos territórios e a perspectiva do desenvolvimento territorial sustentável;

            - O “novo” papel do Estado no pós-pandemia e o desenvolvimento territorial;

            - Valorização do patrimônio (ambiental, social, cultural, histórico, produtivo...) nos processos de desenvolvimento e governança territorial;

            - Mobilidade, circulação de pessoas e questões de fronteira no pós-pandemia e impactos territoriais;

            - Turismo (criativo, sustentável, inclusivo) no pós-pandemia e impactos nos territórios e países.


             Para seguir com a metodologia adotada nos encontros já realizados, segurem-se algumas diretrizes: (i) os temas precisam ter aderência com o foco temático da Redeteg, RETE e/ou RedCIDIR; (ii) que se respeite a igualdade de gênero entre os palestrantes sugeridos para os painéis; (iii) preferencialmente, continuar com a periodicidade quinzena, podendo ser nas terças ou sextas-feiras; (iv) sugere-se entre dois e máximo de três painelistas, sendo que os painéis tenham diração entre 1h30min e máximo 2 horas.

            Além da utilização do sistema Google Meet, já temos um canal próprio da Redeteg no YouTube, que transmite ao vivo os painéis e fica à disposição posteriormente para futuras consultas, ou para uso em grupos de estudo nos cursos de Graduação e Pós-Graduação.

            Estamos receptivos a novas sugestões para continuar inovando em relação ao Laboratório de Ideias. Agradecemos a todos os que continuamente estão participando, o que no último encontro chegou a mais de 400 participantes, além da UNIJUI e a Universidade do Contestado, pela disponibilização da estrutura física e de pessoal.


Itapema, 22 de junho de 2020

Valdir Roque Dallabrida – Coordenador da Redeteg - UnC

Pedro Luiz Büttenbender – Assessor Técnico - UNIJUI