Sony Music anuncia o lançamento de álbum inspirado no filme "ROMA"

Serão 15 faixas de artistas escolhidos pelo diretor Alfonso Cuarón

Por DiscoPlay 26/01/2019 - 14:43 hs
Sony Music anuncia o lançamento de álbum inspirado no filme "ROMA"
Cartaz de Divulgação

A Sony Music anunciou o lançamento do álbum “MUSIC INSPIRED BY THE FILM ROMA” para o dia 8 de fevereiro. Trata-se de um disco de músicas inspiradas no filme “ROMA”, do aclamado diretor Alfonso Cuarón, recentemente indicado em 10 categorias para o Oscar 2019. O álbum, que já está disponível para pré-venda, contém músicas gravadas exclusivamente para este projeto, com nomes como BECK, Billie Eilish, EL-P, QUIQUE RANGEL, Jessie Reyez, Laura Marling, PATTI SMITH, UNKLE, entre outros.

"Tarantula", o primeiro single do álbum, já está disponível nas plataformas digitais e pode ser baixado automaticamente por quem participar da pré-venda do disco. É uma reversão que Beck faz do B-Side de 1982 da banda Colourbox (4AD), substituindo o groove minimalista da faixa original por arranjos épicos, em colaboração com seu pai, David Campbell. A faixa foi produzida por Beck e mixada por Tom Elmhirst. "Tarantula" traz uma impressionante apresentação vocal de Beck, acompanhada por um conjunto de 24 instrumentos.

Depois de concluir seu trabalho em “ROMA”, o diretor Alfonso Cuarón teve a ideia de convidar artistas da música para criar faixas inspiradas em seu filme. Interessados em ouvir em que “ROMA” poderia inspira-los, Cuarón e seu supervisor musical, Lynn Fainchtein, começaram a explorar as possibilidades com a ajuda do amigo Randall Poster. Eles se aproximaram de músicos que Alfonso gosta, lhes mostraram o filme e os convidaram a criar uma música original ou um cover.

Para a maioria dos artistas, “ROMA” inspirou novos temas originais, como "When I Was Older", de Billie Eilish. Esta faixa, como as outras, incorpora vários sons do áudio geral do filme. Os artistas foram inspirados pela paisagem sonora criada meticulosamente em “ROMA”. Usando sons que vão desde os gritos de protestos estudantis, o latido do cão Borras e o som de afiadores de facas.

Uma agradável surpresa é Bu Cuarón, que tem apenas 16 anos de idade, que faz sua estreia musical com a faixa "PSYCHO", usando uma passagem dramática do áudio de “ROMA”. Já Laura Marling fez um cover de "Those Were The Days", de Mary Hopkin, canção originalmente escutada no filme como um cover de Ray Coniff & The Singers. Patti Smith gravou uma nova versão de sua canção de 1996, "Wing", enquanto a dupla francesa Ibeyi se inspira na personagem de Cleo e sua história.

O álbum vem ainda recheado de convidados de luxo, como o artista de hip-hop EL-P, a pop star Jessie Reyez, os produtores de música eletrônica UNKLE e DJ Shadow, bem como os mexicanos Sonido Gallo Negro e Quique Rangel (Café Tacvba) e uma das vozes mais interessantes da atualidade, Asaf Avidan. “Music Inspired by the Film ROMA” certamente conseguirá se conectar - como o filme fez - com o público em todo o mundo.

“Music Inspired by the Film ROMA” é o segundo álbum do universo sonoro do filme semi-autobiográfico de Alfonso Cuarón.

 

Confira a tracklist de “Music Inspired by the Film ROMA”:

Tepeji 21(The Sounds of Roma) - Ciudad de México

Wing - Patti Smith

Tarantula - Beck

When I Was Older - Billie Eilish

PSYCHO - Bu Cuarón

On My Knees - UNKLE featuring Michael Kiwanaku

Con El Viento - Jessie Reyez

Marooned - EL-P & Wilder Zoby

Cumbia del Borras - Sonido Gallo Negro

La Hora Exacta -  Quique Rangel

Cleo Who Takes Care Of You -  Ibeyi

We Are Always Alone - DJ Shadow

Between These Hands - Asaf Avidan

Those Were The Days - Laura Marling

Roma - T Bone Burnett

 

Sobre “Roma”:

O projeto mais pessoal até o momento para o diretor e escritor vencedor do Oscar Alfonso Cuaron (Gravidade, Children of Men, Y Tu Mama Tambien), “ROMA” conta a história de Cleo (Yalitza Aparicio), uma jovem que trabalha como empregada doméstica de uma família que vive em um bairro de classe média na Cidade do México: Roma. Cuarón usa elementos de sua própria infância para criar um retrato vívido e emocional de conflitos domésticos e hierarquias sociais, em meio à confusão política do México de década de 1970. “ROMA” é uma carta de amor dirigida às mulheres que o criaram. Vencedor de dois Globos de Ouro®, quatro Critics Choice Awards, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia e Melhor Filme Estrangeiro, este é o primeiro projeto de Cuarón desde o inovador e bem-sucedido “Gravidade” (2013).