Jornalismo em mais de 3000 edições

Publicada originalmente nos Jornais Ótimo e Diário do Planalto

Por Paulo Ricardo Ferreira 04/06/2017 - 11:24 hs
Jornalismo em mais de 3000 edições
Sessão Solene homenageou o Jornal Diário do Planalto.

Esta é a primeira edição da Coluna Política em Rede após a marca de 3 mil edições do Diário do Planalto, jornal este, que junto ao Ótimo e ao Portal Você Notícias, levam semanalmente o nosso conteúdo até você leitor. É momento de gratidão. A você que acompanha os nossos textos e também ao empresário Angelo Shulka que acredita que a boa comunicação é capaz de transformar a sociedade, fazendo de nossa cidade, nosso estado e nosso país um lugar melhor e mais justo para se viver. Lembro-me do dia em que fui convidado a integrar as páginas desse jornal que chega hoje a sua edição de 3002. Shulka foi sucinto em suas orientações: “fazemos um jornal que tem compromisso com a apuração dos fatos e com a versão íntegra da notícia”, explanando sobre a responsabilidade de apresentar a informação, sem lados, para que o leitor possa tirar suas próprias conclusões. Fui recebido de braços abertos neste importante veículo de comunicação e com esse “norte” procedo desde o início. Imparcialidade, seriedade e responsabilidade são carros chefes na edição de nossos textos. Durante a sessão solene realizada na Câmara de Vereadores de Canoinhas e que homenageou os serviços prestados pelo jornal ao município e também a região, foi apresentada a primeira edição que em sua capa já denunciava as péssimas condições em que se encontravam os veículos da Secretaria de Obras de Canoinhas. Problema este resolvido pelo prefeito da época, Leoberto Weinert. Um bom jornal aponta o dedo para os problemas e cobra a solução. É uma relação indissolúvel entre quem publica e quem recebe o conteúdo. É uma forma de se fazer a defesa do cidadão, quando este não tem voz para denunciar, criticar, ou cobrar uma posição, seja ela do poder público ou da sociedade civil. Se por vezes este espaço reservou-se no direito de criticar e em muitas vezes se valer da ironia para levar a opinião pública a pensar fora do contexto básico, fora da caixinha, hoje é dia de uma publicação direta e de um tom muito agradável. Hoje é dia de um texto que parabeniza o Diário do Planalto, o empresário de comunicação Angelo Shulka e também a toda a equipe de funcionários e colaboradores que fazem desse veículo o mais lido e de maior respaldo na sociedade Canoinhense. É sempre uma satisfação publicar nestas páginas. É tempo de comemoração e que venham mais 3 mil edições. Adiante. O jornalismo não pode parar e se depender do “Diarinho”, como carinhosamente o tratamos, não parará.

Sobre a Foto

A imagem que ilustra a coluna desta semana foi feita pela nobre colega Dayane Wolff, assessora de imprensa da Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas.

Mais da Cerimônia

Impressiona a habilidade de discurso do Prefeito Beto Passos (PSD). Muito articulado, falou de improviso sobre o futuro da comunicação e de como ela é importante para a nação. Demonstrou, muito bem, que além de prefeito continua sendo um exímio comunicador.

Wilmar Sudoski

Também utilizou a tribuna para discursar. Lembrou que apesar das novas tecnologias, é o Jornal Impresso que acompanha o cidadão e oportuniza uma reflexão mais contundente do leitor.

Cultura

Com a câmara toda estilizada para realizar a sessão solene, foi exposto aos presentes os quadros do artista Ivo Padilha. Um trabalho que deslumbra. Também é ele quem assina uma das principais obras de arte expostas na sede do Jornal Diário do Planalto em Canoinhas.

E Mais Cultura

A cerimônia contou com a participação do coral do curso de Pedagogia da Universidade do Contestado. Brilhantemente cantaram o Hino Nacional, o Hino de Canoinha e a música Trevo (Tu), composta por Ana Vitória e Tiago Iork. O coral é regido pelo professor Yasushi Yamasaki.

Os Parabéns...

Ficou por conta da equipe da Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer. Sopros (os músicos costumam chamar de metais) e notas finas de violão embalaram o coro executado por todos os presentes.

Sobre o Futuro

 

Shulka ainda faz expectativa mas dá pistas que vem por aí uma TV Web e Assessorias de Marketing Digital. Por hoje é só. Até a próxima semana. Forte Abraço.