E dizer o que?

Publicada originalmente nos Jornais Ótimo e Diário do Planalto

Por Paulo Ricardo Ferreira 14/04/2017 - 17:32 hs
E dizer o que?
Zé Ramalho - Vida de Gado

                Nesta semana o assunto era pra ser o custo do Congresso Nacional aqui na coluna Política em Rede. Infelizmente, o próprio congresso vira pauta com um assunto ainda pior (e nem só o congresso). Então, volto a prometer que na semana que vem abordaremos a questão do custo dos nossos parlamentares e como 600 pessoas conseguem custar mais do que 300 mil professores durante 1 ano. Enfim, a lista divulgada durante esta semana estarreceu a classe política e a sociedade em geral. A gente até sabe que uma grande parte dos políticos são corruptos, mas quando esfregam na nossa cara a abertura de 76 inquéritos para apurar o envolvimento criminoso de 8 Ministros, 24 Senadores, 39 deputados e 3 governadores, é de perder a esperança! O Raio X poderia ser um só: O sistema faliu, economicamente como temos visto e agora, moralmente, como sabíamos mas não queríamos acreditar. Qual de vocês que leem a coluna neste momento daria a administração de sua conta no banco para qualquer um dos envolvidos? Se você respondeu NÃO, saiba faz parte de uma maioria sábia e tola ao mesmo tempo. Sábia porque como deveria ser óbvio, suspeitos de corrupção não devem meter a mão no seu dinheiro. Tolo porque ambos tem acesso a um cofre com dinheiro seu. Eu sei, eu sei. Essa conta que é cheia, ano a ano, com 4 meses de seu trabalho é impositiva, mas o fato de escolhermos alguns bandidos para controlá-la, torna-nos tolos. Pra não dizer que somos mulheres de malandros. Já não sei mais o que é necessário acontecer para que o brasileiro acorde pra vida de fato. Será que toda essa arruaça que temos visto, com o mal feito, com o roubo, com a morte de diversas pessoas na fila do SUS porque o dinheiro do remédio foi desviado para a conta de alguém que construiu um sítio em Atibaia, Belo Horizonte, Alagoas, pra p* da Florianópolis, não serve para absolutamente nada? Sabe o que é o pior: esses caras ainda estão mandando e desmandando, reformando a previdência, reformando a política, reformando o trabalho... É sério que a gente vai permitir? Quando eu era criança, assistia uma novela com meus pais e acreditava que a música que eu ouvia por lá, de fato referia-se aos boisinhos e as vaquinhas e ao sítio que nas imagens apareciam. Só hoje eu realmente entendo o que o autor tentou dizer: “Êh, oô, vida de gado, povo marcado, Êh, povo feliz”.

Vamos falar de coisa boa...

Vamos falar da Nova TekPix, ela é câmera digital, mp3, mp4 .... brincadeira.

Invasão Digital

Nesta semana 6 tentativas de burlar o sistema do Detran de SC foram registradas. O próprio sistema identificou que diferentes usuários cadastraram fotos de vistoria do mesmo veículo e ao mesmo tempo para, possivelmente, questionar a confiabilidade da rede estadual. O Governo está apurando as responsabilidades.

Do PMDB

Telma Bley utilizou seu espaço na Câmara pra elogiar o trabalho de Gil Baiano, da secretaria de obras, referente a melhorias em Marcílio Dias: ““Há muitos anos não faziam esse serviço que está sendo feito na região. A gente sabe que enxurradas virão, que o curso das águas será mudado pelos declínios, mas o que foi feito até agora foi muito bem feito”, comentou.

Já a Camila

Sugeriu que o cronograma das obras seja publicado no site da Prefeitura de Canoinhas, como forma de a população poder acompanhar com antecedência o que será realizado.

Em Três Barras

Os vereadores irão convidar o Prefeito Luis Shimoguiri (PR) e o Diretor Executivo da SAMASA – Serviço Autônomo Municipal de Água e Saneamento Ambiental – o Sr Ernani Wogeinaki para prestar esclarecimentos a respeito dos 100 primeiros dias de gestão. Ambos serão notificados por ofício.

Atuante

Sem sombra de dúvidas a Câmara de Três Barras vive o seu melhor início de mandato. Presidida por Laudecir Gonçalves (PR), o nível de debates tem se mostrado altíssimo. Na pauta: Desvio de Caminhões (só de ideias da câmara tem 3 que agradam a população); Saneamento Básico; Regulamentação da Infraestrutura do município, e melhorias nos contratos da Saúde.

Poder Independente

Os vereadores, opositores e governistas, tem se demonstrado bem imparciais. Volta e meia chamam a atenção do executivo e os puxões de orelha têm saído da própria base.

Mauro Mariani

Quem achava que Prefeitos de Joinville e Blumenau poderiam se unir para uma dobradinha PMDB/PSDB para concorrer ao governo do estado, pode tirar o cavalinho da Chuva. Com a citação de Napoleão Bernardes na lista do Fachin da Lava Jato, está fora da disputa antes mesmo de ter podido demonstrar interesse no assunto. Projeto Mariani segue como o principal do PMDB no estado.

Falando na Lista

O casal Décio e Ana Paula Lima, deputados federal e estadual respectivamente, já podem considerar fora de cogitação que um deles concorra ao Senado no ano que vem. Vão ter um enorme desgaste político. Forte abraço e até a próxima semana. Feliz Páscoa.