Silvio Dreveck e o retorno do PP

Coluna Política em Rede - Publicada Originalmente nos Jornais Ótimo e Diário do Planalto

Por Paulo Ricardo Ferreira 03/02/2017 - 14:11 hs
Silvio Dreveck e o retorno do PP
Sílvio Dreveck (PP) recebe as felicitações.

Silvio Dreveck e o retorno do PP

                Em uma sessão rápida e com o voto favorável de todos os 38 deputados presentes, Silvio Dreveck (PP) e Aldo Schneider (PMDB) foram eleitos presidente e vice-presidente da Assembleia Legislativa barriga-verde. A eleição ocorreu na tarde de quarta-feira, 01, conforme determina o Regimento Interno da Casa. Também foram escolhidos o segundo vice e o primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários, respectivamente Mário Marcondes (PSDB), Kennedy Nunes (PSD), Dirce Heiderscheidt (PMDB), Ana Paula Lima (PT) e Maurício Eskudlark (PR). Dreveck agradeceu o apoio unânime dos colegas. “Foi uma chapa única que recebeu 100% dos votos dos presentes, muitíssimo obrigado pela confiança, obrigado aos partidos, todos contribuíram para que chegássemos no dia de hoje”, declarou o presidente, que garantiu que conduzirá o Parlamento de forma independente, mas “em harmonia com os outros poderes”. O representante de São Bento do Sul reconheceu que os parlamentares são questionados sobre a necessidade do Legislativo e defendeu o modelo da democracia representativa. “Não conheço democracia sem legislativo. O que é a democracia? Simplesmente a liberdade? É pouco. Esta assembleia ao longo dos anos tem demonstrado e praticado a verdadeira democracia, respeitando os demais poderes, fiscalizando, legislando e representando o povo de todas as regiões”, opinou Dreveck. A eleição do deputado marca um momento de grande importância para os Progressistas. O PP volta a ocupar um papel de destaque no estado e ganha fôlego para as eleições de 2018. Apesar de não ser candidato ao governo, Dreveck, pode agora, atender as demandas de sua base e isso garantirá destaque ao partido que foi quase esmagado pelos 14 ano que ficou longe de negociações importantes sobre os rumos de Santa Catarina. Para o Planalto Norte a eleição de Dreveck pode ser vista com bons olhos. Enquanto deputado estadual sempre foi atuante e garantiu bom destaque aos municípios da região. Parceiro de prefeitos destinou inúmeras emendas e facilitou o trabalho das gestões municipais na execução de obras. Apesar de ser do PP, sempre buscou o diálogo com lideranças de todos os partidos. Três Barras, Canoinhas e Major Vieira já receberam recursos destinados pelo parlamentar. Vale ressaltar que o parlamentar apoiou a candidatura de Beto Passos a prefeitura de Canoinhas e deve auxiliar o colega. O trabalho que realizou na Assembleia Catarinense fez com que adquirisse muita credibilidade e contasse com a confiança de Raimundo Colombo. Apesar de prometer garantir independência a casa que agora preside, deve ser um facilitador para as pautas do governo. Com o PP voltando a ocupar um importante cargo no estado é de se esperar que o partido se apresente renovado e como uma forte opção para o próximo pleito.

Senado

                A semana foi de intensa em todo o setor legislativo do país. Com o fim do recesso, os rumos de 2017 começaram a ser desenhados. No Senado, sem pouca surpresa, Eunício Oliveira (PMDB-CE) foi eleito na quarta-feira (1º) presidente do Senado e do Congresso Nacional para os próximos dois anos. Ele recebeu 61 votos e derrotou na eleição José Medeiros (PSD-MT), que recebeu 10 votos – outros 10 senadores votaram em branco.

Apoio Importante

                Oliveira é visto como um importante braço da base aliada do Presidente Michel Temer (PMDB) e trabalhará em consonância com o governo federal. Vale lembrar que recebeu apoio do ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), que, por hora, se afasta do comando da casa pelo desgaste que sofreu nos últimos dois anos com citações na Lava Jato e com os processos correndo no STF – Supremo Tribunal Federal.

Farinha do Mesmo Saco

                Engana-se que o fervor das bases eleitorais se transfere para as casas legislativas.  A escolha de Oliveira foi articulada pelo próprio e conquistou apoio das bancadas do PT, PSDB, PSD, PP, PTB, DEM e PSB, entre outros.

 

 

Câmara Federal

A Câmara dos Deputados elegeu na quinta-feira, 02,  o presidente que comandará a Casa pelos próximos dois anos. A eleição foi secreta. Disputaram a presidência os deputados Jovair Arantes (PTB-GO), André Figueiredo (PDT-CE), Júlio Delgado (PSB-MG), Luiza Erundina (PSOL-SP), Jair Bolsonaro (PSC) e o atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), favorito na disputa.

O Cara do Governo

Apesar de todo o discurso de independência que pregou nos últimos meses, Rodrigo Maia, eleito na quinta-feira, 02, presidente da Câmara dos Deputados, deve auxiliar o Governo Temer. Ele era o preferido do presidente para ocupar o cargo.

Mudando de Assunto

Em entrevista a Rádio 98 FM o Prefeito de Canoinhas, Beto Passos, reforçou que está cobrando muita efetividade na manutenção das estradas do interior, porém, culpou a chuva e o mal tempo pela lentidão nos trabalhos.

Fiquei na Dúvida

Essa não era a mesma desculpa do seu antecessor Beto Faria?

Três Barras

Diante do estado calamitoso em que se encontram as ruas do município, a prefeitura municipal iniciou a primeira operação tapa-buracos de 2017. Iniciou nas proximidades da West Rock e se propagará por toda a Avenida Rigesa. Se o tempo colaborar o trabalho deve ser concluído em 3 semanas.

Rombo

Uma andorinha me falou que o déficit nas contas públicas do município de Três Barras, herdada da gestão anterior, pode chegar a cifra de 11 milhões de reais.

Em tempo

Nesta semana faleceu Marisa Letícia, ex-primeira dama, esposa de Lula. Acima da divergência política, fica registrado nosso respeito e nossa prestação condolências ao ex-presidente, família, amigos e simpatizantes.

XXX

FOTO LEGENDA: Reforçando o bom relacionamento com o Governador Raimundo Colombo o deputado estadual Antônio Aguiar (PMDB) acompanhou a formatura dos novos policiais civis, durante toda a cerimônia, ao lado direito do chefe do executivo estadual. Foto: Julio Cavalheiro/Secom  no  Teatro Pedro Ivo em Florianópolis.

 

 

Por essa semana é isso. Até a próxima, forte abraço.