A Organização da Esquerda Catarinense

Coluna Política em Rede - Publicada Originalmente nos Jornais Ótimo e Diário do Planalto

Por Paulo Ricardo Ferreira 27/11/2016 - 10:42 hs
A Organização da Esquerda Catarinense
Protestos da esquerda são realizados em todo o país contra o Governo Temer

O Deputado Federal Décio Lima (PT) está articulando a formação de uma frente de ação catarinense contra o Governo Michel Temer. O Parlamentar foi reeleito em 2014 e na cidade de Canoinhas teve apoio do futuro prefeito Beto Passos, agora no PSD. Na ocasião, quando Passos ainda estava no PT, Décio Lima conseguiu angariar na capital estadual da erva mate, 3.232 votos, terceiro mais votado na cidade. O resultado que só foi possível pela ajuda que recebeu de Beto Passos, que na época era candidato a Deputado Estadual. A formação da nova frente, no entanto, tem objetivo bem claro: fazer oposição as pautas do Ajuste Fiscal enviado pelo Governo Temer ao congresso nacional. As lideranças do PT, PDT e PCdoB estiveram reunidas na manhã de sexta-feira, 18, no gabinete da deputada Ana Paula Lima, na Assembleia Legislativa Catarinense, para discutir a formação de uma Frente Ampla destes partidos e setores do movimento social e sindical em Santa Catarina. E a organização esquerdista já começou. Na última quinta-feira, 24, aconteceu aqui no município o Seminário Macrorregional de Canoinhas que discute o que a esquerda define como “pacote de retrocessos que tramitam no parlamento”. Estes seminários estão acontecendo por todo Estado e em Canoinhas foi incisivo nas questões de repúdio a PEC 55 (antiga 241), no ataque ao governo Temer e o que creditam como fim do bem-estar social. O evento anunciou a presença do presidente do PT-SC e ex prefeito de Joinville, Claudio Vignatti, os deputados federais Décio Lima e Pedro Uczai e o deputado estadual Dirceu Dresch. O tom, como de costume nas manifestações dos partidos de viés socialista, foi de contestação ferrenha as medidas conservadoras. Eles adoram termos como “tucanada” e “golpista”. O que me preocupa é que quando questionados, retrucam com acidez, lhe atacam com termos do tipo “burguesinho!”, “facista!”, ou na melhor das hipóteses, debocham do argumento mostrando-se incapazes de contrapô-lo sem empobrecer a conversa. Com certeza, se você por alguma vez discordou da esquerda (ou de candidatos que dela surgiram) já percebeu a ironia mal facetada que praticam. Mal sabem fazer contas, ou controlar seus gastos, mas com certeza julgam-se superiores. Agora, atacarão sem muito sentido as reformas que Temer terá de fazer porque o seu governo (o do PT) foi incapaz de manter a máquina sem jogá-la no fundo do poço. Quando metade da população está endividada, o crédito encareceu, a inadimplência está subindo, a indústria apontada para o precipício, os mendigos voltado as ruas, o pãozinho custando 70 centavos, o preço da gasolina indo as alturas; entre tantos outros fatores; só posso sentir pena de quem não vê a hipocrisia por trás da falta de competência. Talvez seja por isso que muitos deixaram o PT para concorrer no último pleito, mas não sei se a raiz do pensamento torpe também tenha mudado nos desertores. Não dá pra construir um país, um estado ou uma cidade na base da gritaria. Já não somos mais crianças.

Força do Aguiar

O Deputado Estadual Antônio Aguiar conseguiu aprovar essa semana um importante projeto para todo o Estado de Santa Catarina. Pelo texto que recebeu voto favorável de todos os deputados presentes na sessão, as listas de espera para exames, cirurgias e outros atendimentos da saúde catarinense deverão ter  publicação sempre atualizada na Internet. Isso evitaria, por exemplo, que pessoas fossem beneficiadas através do “jeitinho”. O projeto precisa passar ainda por uma segunda votação.

Governo Passos

Conforme 2017 vai chegando nomes vão sendo ventilados para o secretariado de Passos. Gil Baiano ainda é expectativa para Secretaria de Obras. Osmar Oleskovicz na Educação.

Renato Pike

Sobre o rotativo, Renato Pike, vice prefeito eleito, prometeu apreciar novamente a lei do estacionamento em Canoinhas, caso a câmara envie um novo projeto nas gestão Passos.

 

Ainda sobre o novo governo

Passos tem investido em reuniões com os conselhos municipais. Segundo ele “são um importante instrumento de participação e controle social”, destacou.

Empresariado

No fim da tarde de terça-feira, o prefeito eleito esteve reunido com representantes da ACIC (associação empresarial de Canoinhas) e CDL (Câmara de Dirigentes Logistas de Canoinhas). As entidades empresariais apresentaram seus pleitos e expectativas com relação à futura gestão municipal. Assumiu compromisso de avançar em pautas que ajudem no desenvolvimento do setor.

Em Três Barras

Joel da Cruz, vereador e candidato a vice-prefeito derrotado nas últimas eleições, discursou contra alguns jornalistas durante uma audiência pública. Claramente não gostou de alguma publicação nos veículos da região.

 

Mauro Mariani na reunião

Deputado Federal Mauro Mariani presidiu a Comissão de Desenvolvimento Urbano para esclarecer pontos a respeito da nova legislação para o programa Minha Casa Minha Vida. A intenção do parlamentar é garantir que as mudanças não comprometam investimentos que já estão nas plantas.