O PR de Jorginho Melo

Publicada originalmente nos Jornais Ótimo e Diário do Planalto

Por Paulo Ricardo Ferreira 14/11/2016 - 10:00 hs
O PR de Jorginho Melo
Jorginho Melo e Raimundo Colombo

 O namoro entre o PR e o PSD terminou. Depois do desgaste que sofreram com as alianças nas grandes cidades do estado, perdendo em todas onde houve segundo turno em Santa Catarina, as negociações para uma possível aliança para concorrer ao governo do estado em 2018 parecem ter desandado de vez. Na última terça-feira, 08, o governador Raimundo Colombo aceitou o pedido de exoneração apresentado pelo secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Filipe Mello, no cargo desde abril de 2014. Fato extremamente divulgado pelo próprio PR que espalhou aos quatro cantos de Santa Catarina que “desembarcou do Governo Raimundo Colombo”. O partido emitiu nota oficial alegando que tem pretensão de construir um “projeto próprio” para concorrer no próximo pleito. A nota oficial foi assinada pelo presidente em Santa Catarina, o Deputado Federal Jorginho Melo, nome que o partido deve oferecer ao eleitor para ocupar o cargo máximo da política catarinense. É uma espécie de pré-candidatura. Jorginho enaltece por muitas vezes que o estado precisa de “um novo caminho” e claro, se apresenta como essa solução. Ainda é cedo, mas também é louvável. Diferente de muitos de seus correligionários, que estavam em governos municipais e largaram as prefeituras nos 45 do segundo tempo para concorrer ao pleito municipal como oposição, Melo demonstrou muita HOMBRIDADE e teve coragem de fazer o que muitos de seus colegas não tiveram: deixou o governo, bateu no peito e chamou a responsabilidade para si. Coragem é importante para qualquer líder que deseja ocupar um cargo público. O atual parlamentar é nascido na cidade de Ibicaré e tem sua principal base eleitoral região Oeste de Santa Catarina, especialmente nas cidades de Joaçaba e Herval d’Oeste. É advogado por formação e também exerceu o cargo de Bancário no Banco do Brasil. Sua primeira experiência eletiva foi com 19 anos, quando foi eleito o vereador mais jovem do Brasil pela cidade de Herval d’Oeste. Como deputado estadual tem longa passagem pela Assembleia Legislativa Catarinense, com mandatos em: 1995 a 1998; 1999 a 2002; 2003 a 2006 e 2007 a 2010. Como Deputado Federal já está no segundo mandato, colecionando as vitórias nos pleitos de 2011 e 2014. Quando vizita as cidades em busca de apoio para seus correligionários utiliza com muita frequência a frase “tem cheiro de povo”, fazendo clara referencia a característica de humildade que tenta transferir para seus colegas. Para a corida pelo Governo do Estado terá de fazer muitas alianças e o PP pode ser um dos interessados. Assim, Jorginho deve apresentar pautas bem populares e que foquem nas pessoas mais carentes de Santa Catarina.

De olho na tríplice

 A saída do PR do Governo fortalece a ideia de que o PSD desistiu do projeto de romper com o PMDB. Agora a hipótese mais provável, indica que PMDB, PSD e PSDB podem fazer uma nova edição tríplice aliança que sempre imprimiu esmagadoras vitórias em Santa Catarina. Colombo deve concorrer ao Senado pela tríplice.

Antônio Aguiar

Agora o parlamentar é vice-presidente da Assembleia Legislativa catarinense. O antecessor, Aldo Schneider (PMDB), renunciou na tarde de terça-feira, 08.

Antônio Aguiar 2

O parlamentar passou por uma saia justa durante esta semana. Como presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, que aconteceu na segunda-feira, 07, viu-se obrigado a encerrar a audiência pública, após manifestantes protestarem em alto tom contra a falta de representantes do MEC – Ministério da Educação no ato. A audiência ia discutir a reforma do Ensino Médio.

Sílvio Dreveck

O Deputado Estadual pelo PP deve assumir a presidência da ALESC em 2017. Pelo menos é o que está acordado entre os políticos que compõem a casa até aqui.

 

Em Canoinhas

Bene Carvalho pediu para sair do PMDB. O partido aceitou.

Prefeitura

O paço municipal terá ponto facultativo na próxima segunda-feira, 14. Somente serviços essenciais irão funcionar. O recesso é devido ao feriado da Proclamação da República no dia 15. Atendimento volta ao normal na quarta-feira, 16.

Horário de Verão

E quando retornar ao expediente a prefeitura de Canoinhas e suas secretarias terão novo horário de atendimento:  Das 08 da manhã as 14 horas. A medida visa economizar energia e reduzir custos.

Três Barras

A Câmara de Vereadores não será reformada, mais uma vez. Os vereadores aprovaram na semana passada a alteração do destino do recurso que seria utilizado para a obra. Os mais de 200 mil reais foram destinados, por unanimidade, para cobertura de gastos com Pessoal e Encargos Sociais.

 

É isso, semana que vem tem mais!