Ilha do Campeche: Um paraíso logo ali!

São infinitas as belezas desse lugar.

Por REDAÇÃO 30/12/2017 - 21:58 hs
Foto: Reprodução/Internet
Ilha do Campeche: Um paraíso logo ali!
Ilha do Campeche - Florianópolis

Se você ainda não conhece este paraíso chamado praia do Campeche, precisa conhecer imediatamente, viu?! Pois você não tem ideia do que está perdendo.. São infinitas as belezas desse lugar. Você irá se encantar e não irá querer voltar pra casa. Até porque, pode-se dizer que, Deus, quando fez a praia do Campeche, estava inspirado..pois caprichou e muito, viu?! Quem conhece tem certeza disso. E quem ainda não conhece, precisa reservar um tempinho e conferir esta maravilha de perto. E, foi pensando exatamente na sua viajem a Campeche, que iremos dar 10 dicas para você conhecer a praia do Campeche “virtualmente”, pois quando chegar lá, o que foi visto em sua tela, poderá ser visto ao vivo e a cores. É muito melhor, não é mesmo?

1 Ilha do Campeche

A ilha do Campeche fica em frente a uma praia de Florianópolis (que também é uma ilha) chamada Campeche, na região sul. Lá, a areia clara, as águas cristalinas e o verde da vegetação criam um contraste único. E isso faz da ilha, um lugar incrivelmente especial. Mas para chegar a este paraíso, existem 3 pontos de saída de barcos: Praia da Armação, Praia do Campeche e Barra da Lagoa. Ah, e vale lembrar que, o melhor a fazer é iniciar o passeio na primeira hora da manhã, para que possa aproveitar ao máximo, já que o passeio de barco até a ilha leva em torno de 1h. Sendo assim, organize seus horários e seus planos.

Outro ponto importante que deve ser ressaltado é sobre o que levar. Comida e bebida você pode encontrar em um adorável restaurante que existe por lá, mas considere, ainda, a opção de levar uma mochila com alguns itens básicos: água, protetor solar, óculos de sol, 1 roupa seca, dinheiro e um tênis caso opte por caminhar por trilhas. E para quem curte o mergulho livre, vale a pena levar um skornel e se “esbaldar” nas águas cristalinas.

2 Riozinho

Na praia do Campeche, em Florianópolis, existe um local chamado Riozinho. Movimentadíssimo por sinal, principalmente, quando recebem jovens, que buscam opções de esportes náuticos e outros para serem praticados em “terra firme”, como o vôlei de praia, que no Riozinho, há uma quadra especial para a prática do mesmo. Isso sem falar que, há barras e rampas para aqueles que querem se exercitar. É uma excelente opção para quem quer cuidar do corpo e de quebra ter uma boa vista.

3 História do nome

Já parou para pensar de onde vem o nome da praia do Campeche? Acredito que não.. E olha, existem duas versões para o nome Campeche. A primeira, é mais elegante, remete a um visitante ilustre e frequente da região, o escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry. A lenda que ficou é que o nome Campeche provém do apelido francês que o visitante costumava chamar o lugar: Campo de pesca, ou seja, Champ et Pêche. Porém, como a ilha em frente a praia já tinha este nome desde o século anterior, historiadores afirmam que ele provém de um vegetal chamado pau-campeche (Hematoxylon campechianum) da família das Fabraceae utilizado como planta medicinal e para tinturaria de mesmo nome e que, a exemplo do pau-brasil, foi muito procurada no início da colonização.

4 Lagoinha Pequena

Lagoinha Pequena é outro atrativo marcante do bairro. Está localizada na Avenida Campeche e, um dia, já foi maior. Porém, ainda sim, é muito visitada por moradores e turistas, pois além de ser bela, possui uma quantidade muito grande de peixes. Alguns dos visitantes aproveitam para pescar, nadar e até mesmo navegar. Mas para aqueles que não querem se molhar, a boa é aproveitar a área de convivência recentemente construída, que conta com bancos, iluminação e uma pequena área de arborização.

* Com informações do Portal Temporada Livre