PMA treina rastreamento humano

Por Redação 05/12/2017 - 16:39 hs
Foto: Reprodução/Internet
PMA treina rastreamento humano
instrução PMA

Na última semana, a 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental em Canoinhas, realizou instrução para todo o efetivo sobre rastreamento humano. O objetivo da instrução foi de repassar todas as técnicas sobre rastreamento humano.

Participaram da atividade, policiais militares ambientais de Canoinhas, Caçador e Porto União. Tendo como instrutores o comandante, Major PM Christopher Rudolf Froehner e o Soldado PM Flávio Henrique Mayer, que repassaram aos policiais toda a teoria sobre rastreamento humano e logo após foi realizado a prática no próprio pátio do quartel.

RASTREAR, portanto, neste contexto, significa seguir sinais ou rastros deixados por alguém ou alguma coisa (no caso, pela pessoa que está perdida ou fugindo). E é utilizado para detectar a direção de movimento (direção do caminho) que está sendo percorrido. Envolve não apenas a detecção, mas também a interpretação destas evidências.

A arte do rastreamento tem suas origens nos primórdios da humanidade. Período em que os integrantes dos grupos da antiguidade tiveram necessidade de obter alimentos, por meio da caça. Especialmente porque a agricultura ainda não estava desenvolvida. Como os animais selvagens raramente permanecem em locais onde se deparam com a presença humana, foi necessário aprender como localizar estas presas.

Estas técnicas alcançaram tanta importância, que também começaram a ser utilizadas em cenários de guerras, com a finalidade de rastrear, localizar, e eliminar inimigos.

Nos dias de hoje, o rastreamento volta a ter grande importância para a repressão daquilo que vem sendo chamado de “Novo Cangaço”.  Que tem como característica mais marcante, o furto ou roubo praticado a bancos (inclusive com o emprego de explosivos), ou carros de transporte de valores, por bandos bem treinados e organizados. E que usam os reféns como escudos humanos, para conseguirem fugir do local. Nesta hipótese, o rastreamento é utilizado se os assaltantes fugirem para a região de mata ou floresta.