Desenvolvimento Rural estuda auxiliar propriedades na agricultura de precisão

A agricultura de precisão visa o gerenciamento mais detalhado do sistema de produção agrícola como um todo

Por REDAÇÃO 19/11/2017 - 15:16 hs
Foto: DIVULGAÇÃO
Desenvolvimento Rural estuda auxiliar propriedades na agricultura de precisão
Apresentação da proposta aos vereadores e lideranças do município

Agricultores de Canoinhas já contam com importante ferramenta de auxílio por parte do Governo Município em suas propriedades com o Programa Porteira Adentro, distribuição de sêmen, programa de incentivo à pecuária e assistência em várias áreas. “Mas ainda assim percebemos que muitas propriedades têm baixa produtividade ou que poderiam produzir mais”, comenta Édison Kuroli, secretário de Desenvolvimento Rural.

É por isso que está em estudo a possibilidade de o Governo Municipal auxiliar os produtores a fazerem agricultura de precisão – que é um dos sistemas mais modernos para produzir. Trata-se de um sistema de manejo integrado de informações e tecnologias, fundamentado nos conceitos de que as variabilidades de espaço e tempo influenciam nos rendimentos dos cultivos.

A agricultura de precisão visa o gerenciamento mais detalhado do sistema de produção agrícola como um todo, não somente das aplicações de insumos ou de mapeamentos diversos, mas de todo os processos envolvidos na produção.

 

“Para que possamos fazer isso, buscamos o apoio dos vereadores”, comenta Kuroli. É por isso que na tarde desta quinta-feira, 16, a secretaria promoveu palestra aos parlamentares sobre os benefícios da agricultura de precisão. A palestra foi oferecida por representantes da empresa GeoPalm. O prefeito Beto Passos também acompanhou o início dos trabalhos: “vamos analisar as possibilidades de como poderemos fazer este apoio. Talvez possamos começar com projeto piloto para avaliar os resultados podendo tornar esta proposta um programa do Município”, explica o prefeito.