Vivianne Pailo Collares, secretária de Planejamento

Natural de Ponta Grossa, veio com o marido Anderson à terra da erva-mate em busca de emprego.

Por Redação 09/03/2017 - 09:31 hs
Foto: Divulgação
Vivianne Pailo Collares, secretária de Planejamento
Vivianne Pailo Collares, secretária de Planejamento

Engenheira civil formada em 2004 pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com experiência profissional na administração pública municipal, Vivianne adotou Canoinhas há 12 anos. Natural de Ponta Grossa, veio com o marido Anderson à terra da erva-mate em busca de emprego. “Nos apaixonamos por Canoinhas”, revela. A hospitalidade e o acolhimento que a cidade oferece por meio de seus espaços públicos cativaram o casal. “A qualidade de vida e bem-estar que o Município nos proporciona nos atraiu”, conta.

Vivianne montou seu próprio escritório e o marido uma empresa de comunicação visual. A engenheira atuou por dois anos na prefeitura de Papanduva e durante cinco no setor de Planejamento da prefeitura de Três Barras, ambos os cargos ocupados por meio de aprovação em concurso público. Foi presidente da Associação de Arquitetos e Engenheiros do Vale de Canoinhas (AEVC), na gestão 2012/2014. E atualmente é conselheira consultiva da mesma associação.

A mãe do pequeno Isaac Pailo Sari, de 1 ano e 10 meses, tem a missão de gerir a Secretaria de Planejamento. Vivianne, que não tem filiação partidária, percebe seu trabalho como um projeto para 10-20 anos: “não é algo para somente quatro anos”, ressalta.

Em 2017, o Plano Diretor será revisado. O plano, criado em 2007, é o instrumento básico da política de desenvolvimento do município e integra o processo de planejamento municipal, devendo o plano plurianual, a lei de diretrizes orçamentárias e o orçamento anual incorporar em diretrizes e as prioridades nele contidas. Neste plano estão incluídas as leis do perímetro urbano, zoneamento e ocupação do solo, parcelamento do solo, sistema viário, código de obras e código de posturas.

 

A pasta gerenciada por Vivianne atua na política municipal de uso e ocupação do solo, do ponto de vista estratégico e da gestão territorial, na implementação e monitoramento do Plano Diretor Municipal e no planejamento do sistema viário e do trânsito. Tem como meta garantir a instauração de um processo eficiente e contínuo da regulamentação urbanística municipal. Além do processo de urbanização, busca também o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, melhoria da qualidade de vida da população e sustentabilidade ambiental. A Secretaria de Planejamento é responsável pela emissão de alvarás de construção e de parcelamento de solos, como também pela fiscalização e acompanhamento das obras públicas e privadas no município de Canoinhas. Também atua na fiscalização e execução de iluminação pública.